Inkscape

    Assim como seus concorrentes da Adobe(Adobe Illustrator) e Corel(Corel Draw), é recheado de ferramentas avançadas para a edição e desenvolvimento de desenhos vetoriais profissionais. Sua interface mantém o estilo dos softwares do gênero, porém com atalhos mais práticos para algumas funções.
  Seu ponto forte não é apenas o fato de não ser pago, mas também é a velocidade com que inicia e realiza suas tarefas, a qual surpreende usuários que já utilizaram outros softwares. Isso pode ser explicado pela qualidade do seu código-fonte que o torna até 6 vezes menor do que o comum!
  A sua intuitividade é maior pelo número reduzido de ferramentas, dando ao usuário a liberdade de criar seus próprios efeitos manualmente ao invés de utilizar uma coleção de efeitos predefinidos.


Formatos 
   O formato de saída padrão do programa é o SVG(Gráfico escalar vetorial), mas é possível importar e exportar imagens para os formatos usuais de imagens, como PNG e JPG.


Utilização
 O Inkscape oferece todas as ferramentas para a criação vetorial, além de edição de nós, transparência, textos, degradés, múltiplas camadas e etc.


Instalando Inkscape 
  A instalação deste software como todos os outros pode ser feita via Central de Downloads do Ubuntu, pesquisando pelo nome Inkscape, será encontrado com grande facilidade.
  Outra maneira de instala-lo é via terminal utilizando a linha de comando apt-get install inkscape.
  Depois de instalado, o Inkscape poderá ser encontrado no menu Aplicações/Gráficos .



Desenhando com Inkscape 
Exemplo de desenho pelo Inkscape. Desenhando Mario Bros. 

Outro exemplo, agora desenhando um olho.

Criando Imagens Vetoriais Usando Inkscape

   Uma imagem vetorial, é mais facilmente entendida, quando comparada a uma imagem bitmap.
   A bitmap é formada por pixels, se aproximarmos bastante, é possível vê-los, como no exemplo abaixo, perdendo assim qualidade na hora de ampliar um logo para impressão por exemplo.


   Já a imagem vetorial é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição,  e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adaptam-se facilmente à escala, como no exemplo abaixo.



   Sendo assim a imagem vetorial é muito útil em alguns casos onde precisa-se de uma alta qualidade  para apresentar um tipo de imagem, como o caso de letras, logotipos, desenhos técnicos e para o recorte de adesivos. Já os bitmaps, usa-se largamente em imagens com grande quantidade de cores e detalhes.

Exemplo de vetorização utilizando o logotipo do Ubuntu.
Outro exemplo, agora utilizando a imagem do pica pau.


Querendo aprofundar-se no assunto, estamos disponibilizando para download uma  Apostila Inkscape.