Scanner

Verificando a Compatibilidade de um Scanner
   Se você tiver um scanner USB, conecte o scanner diretamente ao seu computador. A maioria dos dispositivos plug and play é compatível com o Ubuntu, mas se o computador falhar ao tentar detectar o scanner, você terá de verificar a compatibilidade com o Ubuntu, através do site Wiki Ubuntu para verificar a lista de scanners e drivers disponíveis.


Utilizando um Scanner 
O suporte a scanners no Linux, de uma forma geral, é provido por dois programas, o Sane (a biblioteca que contém os drivers) e o Xsane, a ferramenta que detecta e configura os scanners conectados. Ele é capaz de detectar scanners USB e alguns scanners paralelos suportados.

Ele vem pré-instalado no Kurumin; basta chamá-lo com o comando xsane ou usando o ícone no "Iniciar > Gráficos". No Ubuntu e outras distribuições derivadas do Debian, você pode instalá-lo usando o comando "apt-get install sane xsane sane-utils".

Um dos recursos interessantes do xSane é que você pode configurar via linha de comando um scan, ou seja, é possível criar uma espécie de servidor de scan. 

Digitalizando uma Imagem

Você pode digitalizar uma imagem usando a interface do scanner ou o aplicativo de digitalização XSane, que está disponível no Ubuntu.
 
1. No menu Aplicações, aponte para Gráficos e clique em Digitalizador de Imagens XSane. XSane automaticamente procura um scanner conectado ao computador. Após o computador detectar o scanner, a caixa de diálogo Opções XSane é exibida.
 
2. A caixa de diálogo Opções XSane fornece opções para modificar as configurações padrão da saída. Você pode especificar o número de cópias a ser digitalizada, o nome do arquivo de saída, o tipo de arquivo de saída e as opções de cores e contraste. Após você especificar as propriedades do arquivo de saída, coloque o objeto no scanner e clica em Digitalização para começar digitalizar o objeto.

Usando Xsane

Depois que o objeto for digitalizado, uma janela do visualizador exibe a saída.

Exibindo a Saída da Digitalização

Ou você pode optar por digitalizar utilizando o Gimp, depois de configurar o scanner  através do Xsane, acesse-o a partir do menu ARQUIVO – CAPTURAR – XSANE – e o nome do seu scanner. Na imagem abaixo, o scanner é uma multifuncional HP PSC 1200 que foi detectada automaticamente assim que foi ligada.

Utilizando o Gimp para escanear.